Ambulatório de Especialidades Médicas

Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele

Ambulatório de Quimioterapia

Banco de Córneas

Banco de Tecidos

Centro de Cardiodiagnóstico

Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial

Centro de Diagnóstico por Imagem

Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento

Centro de Epilepsia

Centro de Imagem da Criança

Centro de Infusão

Centro de Medicina Cérvico Facial

Centro de Medicina Sexual

Centro de Nódulos da Tireoide

Centro de Prevenção do Câncer

Centro de Reabilitação Pulmonar

Centro de Tratamento da Obesidade

Centro de Tratamento Integrado da Dor

Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada

Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia Vascular e Endovascular

Diálise

Emergência adultos

Emergência Pediátrica

Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista

Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Associado à Medicina Materno-Fetal Barcelona

Laboratório de Análise de Clínicas

Laboratório de Função Pulmonar

Laboratório de Imunologia de Transplantes

Laboratório de Micologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Motilidade Digestiva

Laboratório de Patologia

Laboratório de Sono

Litocentro

Maternidade Mário Totta

Neurorradiologia

Núcleo de Cirurgia Plástica

Núcleo de Diagnóstico em Ginecologia

Nutrição

Pneumologia Pediátrica

Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos

Radiologia

Radioterapia

Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia

Serviço de Cardiologia Clínica

Serviço de Cirurgia de Coluna Pediátrica

Serviço de Cirurgia Torácica

Serviço de Dermatologia

Serviço de Endoscopia

Serviço de Imagens Moleculares - PET/CT

Serviço de Neurocirurgia

Serviço de Oftalmologia

Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Serviço de Otorrinolaringologia

Serviço de Pneumologia

Serviço de Quimioterapia Pediátrica

Serviço de Urologia

Serviço de Cirurgia Torácica

O Serviço Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é referência latino-americana em procedimentos de alta complexidade. O serviço conta com a estrutura moderna de um hospital especializado na área, o Pavilhão Pereira Filho, além de uma equipe altamente qualificada.


Com histórico de pioneirismo e ampla experiência de seus profissionais, é responsável pela realização do maior volume de cirurgias torácicas no Brasil, prestando assistência a procedimentos de alta complexidade a pacientes de todo o território nacional e de outros países.

Um dos destaques é sua a atuação de excelência no ensino de graduação e pós-graduação, formando residentes que hoje atuam em 19 estados brasileiros, 6 países sul americanos, além dos Estados Unidos e Canadá. Com uma trajetória consistente em ensino e pesquisa, formou mais de 100 especialistas na área.

A união da pesquisa, do ensino e da excelência assistencial fazem do serviço um dos maiores centros de cirurgia torácica da América Latina.

Alguns dos procedimentos realizados pelo Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa incluem:


Transplante de pulmão

O Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa foi o responsável pela realização do primeiro transplante de pulmão da América Latina, em 1989.
O transplante pulmonar é uma terapia bem estabelecida para pacientes com doença pulmonar avançada. A avaliação do candidato para o transplante é uma tarefa complexa e envolve uma equipe multidisciplinar que acompanha o paciente para além do período pós-operatório. Atualmente foram realizados mais de 600 transplantes de pulmão na unidade, mais da metade do realizado no resto do país.

Em 1999, o serviço inovou novamente ao realizar o primeiro transplante pulmonar intervivos fora dos Estados Unidos. A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é, ainda hoje, o único serviço que já fez este tipo de transplante no hemisfério Sul.


Cirurgia de Enfisema Pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa crônica que provoca lesões irreversíveis nos alvéolos pulmonares. Quanto maior a intensidade dos sintomas ou o grau de bloqueio da respiração, mais grave é o enfisema pulmonar. A partir de uma avaliação médica, é possível identificar a possibilidade de indicação de cirurgia, realizada pelo Serviço de Cirurgia Torácica, no Pavilhão Pereira Filho.

Pectus

Pectus carinatum, também conhecida popularmente como "peito de pombo", é uma condição na qual o osso esterno é mais saído, provocando uma saliência no peito. Dependendo do grau da alteração essa saliência pode ser bastante notável. A equipe do Serviço de Cirurgia Torácica possui especialistas para o tratamento cirúrgico de Pectus. O tratamento pode ser realizado de forma não cirúrgica ou com cirurgia, dependendo da análise realizada pelo médico.

Cirurgia de câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos celulares naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. Em alguns casos, conforme avaliação médica, é indicada a realização de cirurgia.


Cirurgia hiperidrose

Hiperidrose é uma condição médica em que a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível. O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. No procedimento cirúrgico, ocorre a retirada das glândulas sudoríparas das axilas, ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).


Chefe do Serviço

Dr. José J. P. Camargo 


O Dr. José Jesus Peixoto Camargo é formado pela UFRGS, especializou-se em cirurgia torácica e cursou pós-graduação na Clínica Mayo, em Minnesota, Estados Unidos. Foi pioneiro no transplante de pulmão na América Latina e realizou o primeiro transplante duplo de pulmão no Brasil. É professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e chefe da equipe que mais transplanta pulmões no país, além de Diretor Médico do Hospital Dom Vicente Scherer, unidade da Santa Casa especializada em transplantes. Contabiliza 20 cirurgias por semana entre procedimentos de médio e grande porte e três transplantes por mês. Tem centenas de publicações científicas e já proferiu cerca de 900 conferências, em 22 países. É autor de vários livros. Membro da Academia Sul-Riograndense de Medicina desde 1993 e da Academica Nacional de Medicina desde 2010.