Ambulatório de Especialidades Médicas
Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele
Ambulatório de Quimioterapia
Banco de Córneas
Banco de Tecidos
Cardiologia Clínica
Cardiologia Pediátrica
Centro Cirúrgico Ambulatorial
Centro de Asma Grave
Centro de Cardiodiagnóstico
Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial
Centro de Diagnóstico por Imagem
Centro de Epilepsia
Centro de Ginecologia da Infância e Adolescência
Centro de Infusões
Centro de Insuficiência Cardíaca
Centro de Medicina Sexual
Centro de Prevenção do Câncer
Centro de Prevenção e Tratamento da Osteoporose
Centro de Reabilitação Pulmonar
Centro de Tratamento da Obesidade
Centro de Tratamento Integrado da Dor
Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada
Cirurgia Cardiovascular
Cirurgia de Coluna Pediátrica
Cirurgia Torácica
Cirurgia Vascular e Endovascular
Coloproctologia
Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica
Cuidados Paliativos
Dermatologia
Diálise
Emergência adultos
Emergência Pediátrica
Endocrinologia
Endoscopia
Gastroenterologia Pediátrica
Geriatria
Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista
Imagens Moleculares - PET/CT
Instituto de Robótica
Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Associado à Medicina Materno-Fetal Barcelona
Laboratório de Análise de Clínicas
Laboratório de Biologia Molecular
Laboratório de Função Pulmonar
Laboratório de Imunologia de Transplantes
Laboratório de Micologia
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Motilidade Digestiva
Laboratório de Patologia
Laboratório do Sono
Litocentro
Maternidade Mário Totta
Neurocirurgia
Neurorradiologia
Núcleo de Cirurgia Plástica
Núcleo de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento
Núcleo de Neurocirurgia de Coluna
Nutrição
Oftalmologia
Ortopedia e Traumatologia
Ortopedia Pediátrica
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia Pediátrica
Pneumologia
Pneumologia Pediátrica
Quimioterapia Pediátrica
Radioterapia
Rastreamento de Câncer de Pulmão - Núcleo de Saúde Pulmonar
Reabilitação Pós-Covid
Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia
Urologia
Cirurgia Torácica
O Serviço Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é referência latino-americana em procedimentos de alta complexidade. O serviço conta com a estrutura moderna de um hospital especializado na área, o Pavilhão Pereira Filho, além de uma equipe altamente qualificada.
Com histórico de pioneirismo e ampla experiência de seus profissionais, é responsável pela realização do maior volume de cirurgias torácicas no Brasil, prestando assistência a procedimentos de alta complexidade a pacientes de todo o território nacional e de outros países.
Um dos destaques é sua a atuação de excelência no ensino de graduação e pós-graduação, formando residentes que hoje atuam em 19 estados brasileiros, 6 países sul americanos, além dos Estados Unidos e Canadá. Com uma trajetória consistente em ensino e pesquisa, formou mais de 100 especialistas na área.
A união da pesquisa, do ensino e da excelência assistencial fazem do serviço um dos maiores centros de cirurgia torácica da América Latina.
Alguns dos procedimentos realizados pelo Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa incluem:
Transplante de pulmão
O Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa foi o responsável pela realização do primeiro transplante de pulmão da América Latina, em 1989.
O transplante pulmonar é uma terapia bem estabelecida para pacientes com doença pulmonar avançada. A avaliação do candidato para o transplante é uma tarefa complexa e envolve uma equipe multidisciplinar que acompanha o paciente para além do período pós-operatório. Atualmente foram realizados mais de 600 transplantes de pulmão na unidade, mais da metade do realizado no resto do país.
Em 1999, o serviço inovou novamente ao realizar o primeiro transplante pulmonar intervivos fora dos Estados Unidos. A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é, ainda hoje, o único serviço que já fez este tipo de transplante no hemisfério Sul.
Cirurgia de Enfisema Pulmonar
O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa crônica que provoca lesões irreversíveis nos alvéolos pulmonares. Quanto maior a intensidade dos sintomas ou o grau de bloqueio da respiração, mais grave é o enfisema pulmonar. A partir de uma avaliação médica, é possível identificar a possibilidade de indicação de cirurgia, realizada pelo Serviço de Cirurgia Torácica, no Pavilhão Pereira Filho.
Pectus
Pectus carinatum, também conhecida popularmente como "peito de pombo", é uma condição na qual o osso esterno é mais saído, provocando uma saliência no peito. Dependendo do grau da alteração essa saliência pode ser bastante notável. A equipe do Serviço de Cirurgia Torácica possui especialistas para o tratamento cirúrgico de Pectus. O tratamento pode ser realizado de forma não cirúrgica ou com cirurgia, dependendo da análise realizada pelo médico.
Cirurgia de câncer de pulmão
O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos celulares naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. Em alguns casos, conforme avaliação médica, é indicada a realização de cirurgia.
Cirurgia hiperidrose
Hiperidrose é uma condição médica em que a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível. O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. No procedimento cirúrgico, ocorre a retirada das glândulas sudoríparas das axilas, ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).
Chefe do Serviço
Dr. José J. P. Camargo
O Dr. José Jesus Peixoto Camargo é formado pela UFRGS, especializou-se em cirurgia torácica e cursou pós-graduação na Clínica Mayo, em Minnesota, Estados Unidos. Foi pioneiro no transplante de pulmão na América Latina e realizou o primeiro transplante duplo de pulmão no Brasil. É professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e chefe da equipe que mais transplanta pulmões no país, além de Diretor Médico do Hospital Dom Vicente Scherer, unidade da Santa Casa especializada em transplantes. Contabiliza 20 cirurgias por semana entre procedimentos de médio e grande porte e três transplantes por mês. Tem centenas de publicações científicas e já proferiu cerca de 900 conferências, em 22 países. É autor de vários livros. Membro da Academia Sul-Riograndense de Medicina desde 1993 e da Academica Nacional de Medicina desde 2010.