ACESSO RÁPIDO

Ambulatório de Especialidades Médicas

Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele

Ambulatório de Quimioterapia

Banco de Córneas

Banco de Tecidos

Cardiologia Clínica

Cardiologia Pediátrica

Centro de Cardiodiagnóstico

Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial

Centro de Diagnóstico por Imagem

Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento

Centro de Epilepsia

Centro de Ginecologia da Infância e Adolescência

Centro de Infusão

Centro de Medicina Cérvico Facial

Centro de Medicina Sexual

Centro de Prevenção do Câncer

Centro de Reabilitação Pulmonar

Centro de Tratamento da Obesidade

Centro de Tratamento Integrado da Dor

Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada

Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia de Coluna Pediátrica

Cirurgia Torácica

Cirurgia Vascular e Endovascular

Coloproctologia

Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica

Cuidados Paliativos

Dermatologia

Diálise

Emergência adultos

Emergência Pediátrica

Endocrinologia

Endoscopia

Gastroenterologia Pediátrica

Geriatria

Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista

Imagens Moleculares - PET/CT

Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Associado à Medicina Materno-Fetal Barcelona

Laboratório de Análise de Clínicas

Laboratório de Biologia Molecular

Laboratório de Função Pulmonar

Laboratório de Imunologia de Transplantes

Laboratório de Micologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Motilidade Digestiva

Laboratório de Patologia

Laboratório de Sono

Litocentro

Maternidade Mário Totta

Neurocirurgia

Neurorradiologia

Núcleo de Cirurgia Plástica

Nutrição

Oftalmologia

Ortopedia e Traumatologia

Ortopedia Pediátrica

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia Pediátrica

Pneumologia

Pneumologia Pediátrica

Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos

Quimioterapia Pediátrica

Radioterapia

Reabilitação Pós-Covid

Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia

Urologia

Maternidade Mário Totta

Em 1940 foi inaugurada a Maternidade Mario Totta, extinguindo a Roda dos Expostos, sendo um marco na história da obstetrícia gaúcha, oportunizando atendimento gratuito às mães, mesmo aquelas que não desejassem ou pudessem criar seus filhos.

Ao longo dos anos a Maternidade passou por várias mudanças, sempre buscando o atendimento centrado no binômio mãe-bebê. A Maternidade e a UTI Neonatal estão localizadas no Hospital Santa Clara, uma das unidades hospitalares da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com acesso pela Rua Professor Annes Dias, 295. No estacionamento em frente ao Hospital Dom Vicente Scherer, com acesso pela Avenida Independência, 75, estão reservadas vagas de estacionamento exclusivas para gestantes

Foi o primeiro Hospital Amigo da Criança credenciado no Rio Grande do Sul e, desde 1995, promove o vínculo entre o binômio mãe e seu bebê e dedica-se às práticas do aleitamento materno exclusivo. O Banco de Leite Humano é referência no estado, um lugar de apoio, incentivo e estímulo ao aleitamento materno. Além de auxiliar as mães a amamentarem, realiza a coleta, armazenamento e processamento do leite coletado. 

A Santa Casa de Misericórdia é referência nacional e na América Latina no atendimento de bebês cardiopatas, contando com equipe multiprofissional, e realiza as mais diversas cirurgias cardiológicas neonatais, além de centenas de atendimentos anuais a bebês com as mais diversas cardiopatias

Em 2019 foi concluída a reestruturação do espaço fisco permitindo o maior conforto e acolhimento das mulheres em um dos momentos mais importantes da sua vida.

Em 2021 foi inaugurado o Instituto de Medicina-Fetal Celso Rigo, uma associação entre a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Medicina Fetal Barcelona, uma das entidades mais reconhecidas mundialmente na área de Medicina e Cirurgia Fetal, representada pelo Dr. Eduardo Gratacós, e destaca-se pela alta qualidade, pioneirismo e por ser referência para tratamento, ensino e pesquisa. 

A Maternidade Mario Totta da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre tem como propósito atender com segurança os mais diversos níveis de complexidade e intercorrências no período gravídico puerperal.  Conta com ambientes diferenciados e individualizados para atendimentos realizados pelo SUS ou pelos mais diversos convênios.

Sempre atento as mudanças e necessidades e buscando a inovação e atualização constante, em 2021 foi modificada a gestão da área materna e neonatal com a criação do segmento Materno Fetal, congregando todas as áreas envolvidas no atendimento ao binômio mãe-bebê. Entendendo que a mãe e o feto necessitam de atendimento contínuo e integrado, a gestão horizontal permite a integração dos atendimentos desde o diagnóstico da gestação, pré-natal, exames em todos níveis de complexidade, urgências obstétricas, nascimento, UTI Neonatal e o pós-parto. O segmento materno fetal é composto pelos seguintes setores: 

 

Centro Obstétrico

A Emergência Obstétrica ampla com leitos individuais de observação e sala individual de ecografia

A Emergência Obstétrica está integrada ao Centro Obstétrico, remodelado recentemente, com três salas de PPPs (pré-parto, parto e pós-parto), oferecendo maior conforto e individualidade para o protagonismo da mulher em todo trabalho de parto. Além disso, a estrutura conta com salas cirúrgicas para realização das cesarianas, sendo uma delas equipada para cirurgias fetais intrauterinas.

Disponilizamos atendimento multiprofisisonal durante 24 horas por dia, contando com equipe treinada para atendimentos de casos de alta complexidade obstétrica e gestação de baixo e alto risco. A equipe multiprofissional é composta por obstetras, anestesistas, neonatologistas e enfermagem com especialização obstétrica.

O cuidado é centrado nas necessidades de cada mulher e recém-nascido, aliado a tecnologias, protocolos e boas práticas.

  

Unidade de Internação Obstétrica

A unidade e internação SUS, situada no 3º andar do Hospital Santa Clara, é composta por 26 leitos, sendo 6 leitos para gestantes de alto risco.

A unidade de internação obstétrica de convênios está situada ao lado da UTI Neonatal, facilitando o deslocamento dos pais, sempre que for necessário. Os quartos dispõem de ambientes acolhedores para realização de todos os cuidados do bebê ao lado dos seus pais, com auxílio no manejo do aleitamento materno durante a internação bem como as orientações e preparo para a alta hospitalar da mãe/bebê.

 

Centro de Neonatologia Dr. Sérgio Pilla Grossi

O novo Centro de Neonatologia está localizado ao lado do Centro Obstétrico com comunicação interna direta, facilitando a integração das equipes assistenciais.

Foi inaugurado em 2021 conta com ambientes projetados para o uso das mais avançadas tecnologias no cuidado neonatal. Todos os 36 leitos possuem poltronas reclináveis para o conforto dos pais enquanto permanecem junto ao seu bebê. A presença dos pais é estimulada, pois é muito importante para o desenvolvimento e vínculo dos seus bebês. Também há espaço para o descanso dos pais.

A equipe multiprofissional está treinada e especializada no atendimento de recém-nascidos prematuros extremos ou gemelares ou que necessitam de cuidados especiais. Além disso, possui larga experiência no atendimento a bebês com as mais diversas malformações e problemas congênitos, bem como cardiopatias. A atuação conjunta com o Instituto Materno-Fetal Celso Rigo e as UTIs Pediátricas do Hospital da Criança Santo Antônio possibilita que a assistência ao bebê portador de patologias fetais inicie ainda intra útero, contando com o suporte das UTis especializadas para a continuidade do tratamento. Desta forma, gestante, feto e recém-nascido têm à sua disposição todas as especialidades, exames diagnósticos e procedimentos num só local e com equipes integradas.

A unidade está inserida na Rede Cegonha  e incentiva o Método Canguru, um modelo de assistência que beneficia o prematuro de baixo peso e sua família. Possui uma equipe multiprofissional formada por Neonatologistas, Enfermeiros Especialistas, Técnicos em Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Assistente Social, Psicóloga, Nutricionistas e demais especialidades médicas.

A assistência tem como diferencial o cuidado personalizado, centrado nas necessidades de cada recém-nascido, aliado a tecnologias, protocolos e boas práticas.

 

Para conhecer a Maternidade

Para mais informações sobre o setor, agendamentos e visitações, entrar em contato no telefone: (51) 3214-8525 / (51) 3214-8076 / (51) 98041-9600.

 

 Arrumando a mala da mamãe e do bebê 

Mala da Mamãe Mala do Bebê
Camisolas ou Pijamas com abertura frontal
Sutiã de Amamentação
Calcinhas altas e confortável
Absorvente Pós-Parto ou calcinhas descartáveis
Roupão
Chinelos
Higiene Pessoal
1 pacote de fraldas descartáveis
3 conjuntos pagão com calça
6 calças com pezinho
2 conjuntos de acordo com o clima
2 Tip Top
1 manta ou cobertor (conforme a estação)
3 fraldas de boca
2 sapatinhos de lã
3 pares de meias
   

 

 

Informações
Unidade de Internação - Maternidade: (51) 3214.8063
Emergência Obstétrica: (51) 3214.8027
Centro Obstétrico: (51) 3214-8067

Localização: Hospital Santa Clara (1º andar) 
Coordenação do Segmento Materno-Fetal:
Dra. Janete Vettorazzi e Enfermeira Grete Kuchenbecker