Ambulatório de Especialidades Médicas

Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele

Ambulatório de Quimioterapia

Banco de Córneas

Banco de Tecidos

Centro de Cardiodiagnóstico

Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial

Centro de Diagnóstico por Imagem

Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento

Centro de Epilepsia

Centro de Imagem da Criança

Centro de Infusão

Centro de Medicina Cérvico Facial

Centro de Medicina Sexual

Centro de Nódulos da Tireoide

Centro de Prevenção do Câncer

Centro de Reabilitação Pulmonar

Centro de Tratamento da Obesidade

Centro de Tratamento Integrado da Dor

Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada

Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia Vascular e Endovascular

Diálise

Emergência adultos

Emergência Pediátrica

Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista

Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Associado à Medicina Materno-Fetal Barcelona

Laboratório de Análise de Clínicas

Laboratório de Função Pulmonar

Laboratório de Imunologia de Transplantes

Laboratório de Micologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Motilidade Digestiva

Laboratório de Patologia

Laboratório de Sono

Litocentro

Maternidade Mário Totta

Neurorradiologia

Núcleo de Cirurgia Plástica

Núcleo de Diagnóstico em Ginecologia

Nutrição

Pneumologia Pediátrica

Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos

Radiologia

Radioterapia

Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia

Serviço de Cardiologia Clínica

Serviço de Cirurgia de Coluna Pediátrica

Serviço de Cirurgia Torácica

Serviço de Dermatologia

Serviço de Endoscopia

Serviço de Imagens Moleculares - PET/CT

Serviço de Neurocirurgia

Serviço de Oftalmologia

Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Serviço de Otorrinolaringologia

Serviço de Pneumologia

Serviço de Quimioterapia Pediátrica

Serviço de Urologia

Radioterapia

O Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre possui o maior parque de equipamentos de tratamento da Região Sul do Brasil, sendo uma das maiores referências da área na América Latina. Possui cinco Aceleradores Lineares; Braquiterapia de Alta Taxa de Dose; Sistema de Planejamento Computadorizado; Simulador com Fluoroscopia além de utilizar os diversos Tomógrafos Computadorizados disponibilizados no complexo hospitalar, tratando centenas de pacientes por dia.

Com muita responsabilidade e cuidado, o Serviço de Radioterapia proporciona aos pacientes um tratamento seguro e sustentado por três pilares: assistência, ensino e pesquisa. E há quatro décadas é um grande formador de profissionais de radioterapia.

Com uma extensa equipe especializada, oferece as seguintes técnicas de tratamento:

 

Radioterapia Conformada Tridimensional (RCT-3D)

Utiliza exames de Tomografia Computadorizada (TC) para gerar imagens volumétricas do paciente, com possibilidade de complementação por Ressonância Nuclear Magnética (RNM) e/ou Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) para a delimitação do tumor e órgãos adjacentes.
Diversos feixes de radiação conformam o volume alvo, restringindo a radiação para a região de tratamento, com controle de toxicidade aos tecidos sadios. Disponível tanto para tratamentos com fótons de duas qualidades (6 e 15 MV) como com elétrons de diversas energias (4, 6, 9, 12 e 15 MeV).

 

Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT)

Trata-se de uma técnica de alta precisão, capaz de entregar diferentes quantias de radiação para diversos volumes simultaneamente. É capaz de altíssimas doses ao tumor, enquanto poupa drasticamente os tecidos sadios, permitindo assim um melhor controle dos efeitos do tratamento.

 

Arcoterapia de volume modulado (VMAT)

O Hospital Santa Rita trabalha com o estado da arte em tratamento oncológico. Sendo a evolução do IMRT, esta técnica avança na agilidade e precisão do tratamento, projetando campos através de diversas incidências de irradiação em torno da região a ser tratada, garantindo qualidade superior na entrega de dose ao tumor, com precisão e segurança.

 

Rsdioterapia Guiada por Imagem (IGRT)

Utilizando-se o Dispositivo Imageador Robótico (OBI) é possível realizar diariamente radiografias e tomografias computadorizadas durante a sessão de tratamento, fornecendo maior precisão na localização do volume alvo e tecidos adjacentes. Deste modo, podemos visualizar os movimentos internos (intrafração) dos órgãos durante a sessão de tratamento, bem como as pequenas variações diárias (interfração) do posicionamento do paciente. Assim, maior acurácia é obtida durante o tratamento, com melhores margens de segurança aplicadas aos volumes de planejamento (PTV) e consequentemente maior controle sobre os paraefeitos nos tecidos sadios.

 

Radiocirurgia Estereotática Craniana (SRS)

Tratamento não invasivo que possibilita a entrega de altíssimas doses de radiação à tumores intracranianos. A precisão milimétrica do sistema de posicionamento possibilita realizar um tratamento completo em uma ou poucas frações, com muita segurança e eficácia. Também é indicada para o tratamento de doenças benignas, como malformações arteriovenosas.

Radioterapia Estereotática Extracraniana (SBRT)

Modalidade de tratamento radioterápico não invasivo, o qual utiliza sistemas especiais de imobilização responsáveis por diminuir a movimentação interna dos órgãos. Tecidos sadios recebem mínima dose de radiação, permitindo o aumento da dose entregue ao volume alvo e consequentemente melhor controle tumoral, sendo realizada em uma ou poucas frações.


Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR)

Opção de radioterapia onde um pequeno material radioativo de Iridio-192 (Ir-92) é inserido dentro ou próximo ao tumor, permitindo uma alta entrega de dose localizada na região de prescrição. É um procedimento ambulatorial, podendo ser realizado sob sedação, onde tanto o planejamento radioterápico como a inserção do sistema de tratamento são guiados por imagens de raios-x, tomografia
computadorizada, ultrassom e ressonância magnética nuclear.

 

Betaterapia

Aplicação não-invasiva que utiliza o Estroncio-90 (Sr-90) como fonte radioativa para tratamento de lesões superficiais, em modalidades dermatológicas e oftalmológicas. O Hospital Santa Rita é o único serviço do Rio Grande do Sul que disponibiliza tal técnica para seus clientes.

 

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

A Radioterapia é uma das principais armas contra o câncer. Nela utilizam-se radiações que causam alterações nas células tumorais, levando-as à morte. A Radioterapia Externa é a forma mais frequentemente utilizada, sendo um tratamento indolor e, na maioria das vezes, uilizado em caráter ambulatorial diariamente, cinco vezes por semana, durante várias semanas.

Em 2016, o Serviço de Radioterapia adquiriu dois novos equipamentos. A atualização tecnológica faz parte do plano de desenvolvimento tecnológico do espaço, que busca o alcance de novas áreas de tratamentos, aumento de produção, qualidade e segurança oferecidos aos usuários do serviço.

 

 

Horário de funcionamento: De 2ª a sábado, das 7h às 23h30
Localização: Térreo – Hospital Santa Rita