ACESSO RÁPIDO

Programa Santa Casa de Voluntariado

O que é o Programa de Voluntariado da Santa Casa?

 
O Programa Santa Casa de Voluntariado foi implantado em 2001, em sintonia com o Ano Internacional do Voluntariado e, desde então, é coordenado pelo Serviço Social. Mas o trabalho voluntário faz parte dos 217 anos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sendo a forma mais antiga de relacionamento com a sociedade. Ao longo de toda a história da instituição os voluntários, em alguns momentos, foram responsáveis por manter a casa em funcionamento com donativos e até mesmo com atividades técnicas. Hoje, o trabalho está cada vez mais especializado, consolidando o voluntário como parte importante no processo de humanização do ambiente hospitalar, através de atividades nas áreas de apoio, lazer e recreação.
 
 
  
 
O Programa Santa Casa de Voluntariado organiza suas atividades segundo as fases do desenvolvimento humano (crianças e adolescentes, adultos e idosos), as necessidades e limitações impostas pela patologia e/ou pela terapêutica, as condições psicológicas e socioculturais dos pacientes e acompanhantes, às oportunidades e necessidades institucionais no âmbito da humanização da assistência, primando sempre pela educação, promoção e a prevenção da saúde.
 

 
Critérios para ser voluntário na Santa Casa
 
- Idade mínima de 21 anos;
 
- Disponibilidade de 3h semanais;
 
- Disponibilidade para se manter no voluntariado por, no mínimo, 6 meses;
 
- Não ser profissional da área da saúde;
 
- Curso de Preparação ao Voluntariado promovido pelo Serviço Social do Comércio – SESC, que será realizado presencialmente na Santa Casa.
 

 
Como participar
 
O primeiro passo para fazer parte do Programa Santa Casa de Voluntariado é realizar o Curso de Preparação ao Voluntariado promovido pelo SESC, que ocorrerá presencialmente na Santa Casa. Tem interesse em participar? Entre em contato pelo e-mail ss@santacasa.org.br ou pelo telefone é 3214-8521.
 

 
Entre em contato
 
Ficou com alguma dúvida e deseja conversar com a equipe de Serviço Social da Santa Casa? Entre em contato pelo e-mail ss@santacasa.org.br ou pelo telefone 3214.8521.