ACESSO RÁPIDO
Pavilhão Pereira Filho

Nova tecnologia EBUS é importante avanço na Endoscopia da Santa Casa

Publicado 15 de julho de 2021
Nova tecnologia EBUS é importante avanço na Endoscopia da Santa Casa

Recentemente adquirida pela Santa Casa, partir de uma doação da empresa Tramontina, a ecobroncoscopia (EBUS) é uma técnica endoscópica que possibilita realizar punções e biópsias com agulha guiadas em tempo real pelas imagens de ecografia transmitidas pelo aparelho, agregando acurácia ao diagnóstico e segurança ao paciente.

O equipamento utiliza um pequeno transdutor (leitor) de ecografia acoplado junto à câmera do aparelho endoscópico, permitindo identificar gânglios linfáticos e nódulos dentro do tórax, mas que estão ao redor da traqueia e dos brônquios.

Na prática, o EBUS é um grande aliado no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer de pulmão e outras doenças que se alojam dentro do tórax. No caso do câncer de pulmão, com o EBUS é possível realizar punções de diversas cadeias linfáticas, permitindo classificar corretamente o estadiamento da doença e selecionar o melhor tratamento para cada paciente.

Segundo o Stephan Soder, médico do Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa, com especialização em Endoscopia Avançada pela Universidade de Montreal, “por se tratar de técnica endoscópica e sem a necessidade de incisões, o procedimento é realizado sob sedação e em regime ambulatorial, sem a necessidade de internação hospitalar, o que traz mais agilidade e segurança ao paciente na definição de seu tratamento”.

Texto: Carlos Saldanha/Santa Casa
Imagem: Nicole Rosa da Silva/Santa Casa


222 visualizações