Hospital Santa Clara

Conheça o Núcleo de Varizes da Santa Casa

Publicado 12 de julho de 2019
Conheça o Núcleo de Varizes da Santa Casa

O Núcleo de Varizes é um serviço totalmente voltado ao tratamento das varizes e suas consequências, oferecendo as mais modernas técnicas disponíveis. A equipe do Centro de Varizes da Santa Casa é constituída por uma equipe de especialistas altamente especializados no atendimento às doenças venosas.

No Núcleo de Varizes da Santa Casa os pacientes são devidamente avaliados e recebem a indicação mais adequada ao seu caso. A maior parte dos tratamentos é realizada de maneira simples, com rápida recuperação, normalmente sem internação hospitalar nem interrupção de suas atividades.

Entre os métodos oferecidos, destaca-se a cirurgia de varizes, a escleroterapia líquida para as pequenas varizes ou telangiectasias, conhecidas como as pequenas e deformantes aranhas vasculares e, mais recentemente, a escleroterapia com espuma densa ecoguiada por ultrassom.

A escleroterapia líquida é um método tradicional, amplamente conhecido, ainda sem substituição a altura, e destina-se ao tratamento das varizes de menor tamanho, sendo também conhecida como "injeções para secar varizes".

Alguns pacientes, portadores de varizes muito calibrosas, ainda sem outras complicações, recebem a indicação de cirurgia. Este procedimento, também tradicional e consagrado, é realizado no Centro de Varizes da Santa Casa de maneira muito simples. É um procedimento que necessita realizar anestesia regional, em regime de hospital dia, sem necessidade de repouso.

A escleroterapia com espuma é indicada principalmente para pacientes portadores de doença varicosa crônica, muitas vezes já na presença de uma úlcera varicosa.Trata-se de uma ótima alternativa à cirurgia de varizes.


Como é o procedimento de escleroterapia

A espuma é obtida a partir de uma detergente biológico que é transformado pela equipe do Centro de Varizes, numa micro espuma. Esta espuma é injetada em veias de maior calibre, causando o seu fechamento. Com esse método é possível corrigir a deficiência do retorno venoso.

Ao contrário do tratamento cirúrgico convencional, realizado em bloco cirúrgico e com necessidade de anestesia, esta modalidade terapêutica pode ser aplicada em regime ambulatorial, sem incisões. É um procedimento com necessidade de deambulação imediata, normalmente sem dor, e com recuperação imediata.

A escleroterapia ecoguiada com espuma densa é um procedimento relativamente simples: com o auxílio de ultrassonografia o especialista injeta na veia a ser tratada uma espuma esclerosante. Essa substância ocupa o lugar do sangue dentro do vaso, fazendo a veia se contrair e desaparecer.

Após o procedimento não é necessário qualquer tipo de repouso. São mantidas as atividades normais do paciente. É apenas recomendado o uso de meias elásticas por um período aproximado de uma semana. Também é necessário realizar revisões sistemáticas, já incluídas no planejamento.


Como consultar
O Centro de Varizes da Santa Casa presta atendimentos para pacientes particulares e de convênios (consulte a cobertura de seu plano), além de pacientes do SUS (com encaminhamento da Secretaria de Saúde).

Agende sua consulta para avaliação com especialista do Núcleo de Varizes pelo telefone (51)3214.8000, das 7h às 22h, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.


649 visualizações