ACESSO RÁPIDO
Institucional

Entregues reformas em áreas SUS realizadas com emendas da Bancada Gaúcha

Publicado 13 de julho de 2021
Entregues reformas em áreas SUS realizadas com emendas da Bancada Gaúcha

Nesta segunda-feira (12), a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre entregou formalmente a primeira etapa das obras de reforma e modernização de áreas destinadas ao atendimento do SUS na Instituição, integrando a UTI do Centro de Neonatologia, a Emergência Obstétrica, o Centro Obstétrico, Unidades Cirúrgicas de Internação, no Hospital Santa Clara, e a UTI pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio.

As novas estruturas, cujas obras foram realizadas com recursos de emendas da Bancada Gaúcha nos mandatos federais, desde 2007 até a legislatura atual, são destinadas ao atendimento do Sistema Único de Saúde. Para o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos, “estas entregas são também um reconhecimento ao trabalho dos deputados e senadores da bancada gaúcha em Brasília, que destinaram recursos que qualificam substancialmente os processos assistenciais em áreas SUS da Instituição, especialmente na medicina de alta complexidade de abrangência nacional”.

Nas áreas obstétricas, um dos pilares das reformas e modernizações foi a ampliação dos aspectos de humanização da assistência. “Por exemplo, as áreas de internações coletivas têm, a partir de agora, no máximo três camas por quarto, climatizados e com banheiros privativos, além de salas de parto humanizado e UTI com as mais modernas tecnologias e estruturas, adequadas à assistência a gestantes de alto risco, incluindo medicina fetal, gerando muito mais segurança às pacientes e profissionais da assistência, afirma Matos.

No Hospital da Criança Santo Antônio, as reformas e modernizações reforçam a Santa Casa como referência nacional em medicina de alta complexidade em diversas especialidades pediátricas, “com diferenciais na estrutura de atendimento e tecnologias que efetivamente diferenciam a nossa assistência aos pacientes pediátricos”, conclui o diretor geral. Com relação aos valores, *até o momento, foram investidos R$ 76 milhões, de um total de R$ 178 milhões em emendas da bancada gaúcha.

O evento contou com a presença do provedor, Alfredo Englert, dos diretores médicos e executivos da Santa Casa, do atual Coordenador da Bancada Federal Gaúcha no Congresso Nacional, Giovani Cherini, do prefeito Sebastião Melo, dos senadores Lasier Martins e Luiz Carlos Heinze, dos deputados federais Jerônimo Goergen, Bibo Nunes, Carlos Gomes e Pompeu de Matos, além dos secretários municipais Mauro Sparta (Saúde) e Pablo Mendes Ribeiro (Obras e Infraestrutura), do secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, assessores e convidados.

Texto: Carlos Saldanha/Santa Casa
Imagem: Carol Fornasier/Santa Casa


193 visualizações