ACESSO RÁPIDO
Hospital da Criança Santo Antônio

Santa Casa firma parceria com o Instituto do Câncer Infantil

Publicado 24 de novembro de 2020
Santa Casa firma parceria com o Instituto do Câncer Infantil

A partir de agora, os pacientes oncológicos que tratam câncer infantojuvenil em Porto Alegre têm uma novidade: o Instituto do Câncer Infantil firmou uma parceria com a Santa Casa de Porto Alegre para realização de atividades no Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio. Representantes das instituições assinaram o termo de cooperação técnica para proporcionar assistência direta através das equipes multidisciplinares do ICI aos pacientes pós-alta, mediante encaminhamento da assistência social da Santa Casa.
Uma das primeiras ações concretas da parceria é a utilização da Casa de Apoio Madre Ana por pacientes em tratamento de longo prazo no ICI. Além disso, serão realizadas ações, eventos, festividades e atividades para as crianças, além do aperfeiçoamento em Pesquisa Científica e ensino da Oncologia Pediátrica. Dessa forma, o objetivo é buscar atingir os mais modernos padrões de assistência à criança com câncer.

Para o superintendente do Instituto do Câncer Infantil, Dr. Algemir Brunetto, “o importante sempre será o que for melhor para as crianças e adolescentes com câncer. É fundamental formar alianças com uma Instituição que pensa grande como a Santa Casa, tem credibilidade e história de grandes realizações. Esta união tem na sua essência a oportunidade de fazer mais para cada paciente. Temos papéis diferentes porém complementares na busca permanente de aumento nos índices de cura da doença e qualidade de vida dos pacientes e suas famílias".

De acordo com o diretor médico do Hospital da Criança Santo Antônio, Dr. Fernando Lucchese, “a aproximação da Santa Casa, representada pelo Hospital da Criança Santo Antônio, com o Instituto do Câncer Infantil une duas instituições com propósitos únicos, mas inteiramente convergentes, que é cuidar das crianças e da saúde das crianças. E, quando se trata de crianças, isso tem um algo a mais, mexe muito com o nosso lado humano e profissional. Temos convicção de que de que sairão grandes frutos dessa parceria, o que sempre se pode esperar de instituições com esta grandeza.”

Sobre o ICI
O Instituto do Câncer Infantil (ICI) há quase 30 anos assiste crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos, visando aumentar os índices de cura e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. A instituição proporciona Consultas médicas, assistência integral e multidisciplinar nas áreas: Oncologia Pediátrica, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Odontologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia, Treinamento Funcional, Serviço Social, Apoio Jurídico e Terapias Alternativas como Reiki e Musicoterapia; Benefícios assistenciais como: Vestuário, calçados, cestas básicas e materiais de higiene e limpeza, além de apoio com transportes, medicações e exames especiais. Atividades de lazer e cultural, festividades, atividades de recreação e entretenimento para amenizar período de internação. Além da assistência, o ICI é referência em projetos de Pesquisas Científicas dedicados aos avanços de novos tratamentos e geração de conhecimento científico com parcerias nacionais e internacionais. Desde sua criação já foram atendidas 2.500 famílias.

Imagem: Carlos Saldanha/Marketing Santa Casa


1193 visualizações