Institucional

Inovação em saúde é tema de debate na Santa Casa

Publicado 12 de setembro de 2019
Inovação em saúde é tema de debate na Santa Casa

Nos dias 11 e 12 de setembro, dirigentes e executivos das 50 maiores Santas Casas e hospitais filantrópicos do país se reuniram em Porto Alegre para debater um tema central para o seu presente e futuro: a inovação na saúde.

O evento ocorreu no Centro de Inovação da Santa Casa e teve como objetivo central a consolidação de uma rede de inovação em saúde para Santas Casas e hospitais filantrópicos. Para Julio Matos, diretor geral da Santa Casa de Porto Alegre e um dos idealizadores da iniciativa, “a atuação em rede para a inovação é fundamental, pois viabiliza a diminuição dos custos de pesquisa e desenvolvimento e, o principal, estende soluções de melhorias da eficiência assistencial, entre outros avanços, a milhões de pessoas, em especial aos usuários do SUS”.

Entre os palestrantes, nomes de primeira linha da inovação e do mercado de TI, como Guilherme Machado Rabello (USP), Fábio Gandour (USP, ex-IBM) e José Renato Hopf (4all).


Guilherme Machado Rabello, membro do Comitê Executivo de Inovação do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, apresentou a palestra A inovação digital transformando a saúde, em que traçou um cenário de como a inovação deixará de ser apenas uma palavra da moda e realmente fazer a diferença no cenário da saúde. Segundo ele, “a inovação só valerá a pena quando efetivamente gerar valor, tanto para as instituições quanto para as pessoas. É um novo cenário, as pessoas estão digitais, têm muita informação, não podemos mais utilizar soluções antigas para os novos desafios”.


169 visualizações