Evento

Santa Casa realiza mutirão de cirurgias para pacientes com endometriose

Publicado 05 de julho de 2019
Santa Casa realiza mutirão de cirurgias para pacientes com endometriose

A Santa Casa e o Instituto Crispi promovem, nesta sexta e sábado (5 e 6 de julho), um mutirão de cirurgias para pacientes do SUS com endometriose profunda. A ação tem o objetivo de agilizar a espera das pacientes que aguardam procedimento pelo Sistema Único de Saúde, além de levar conhecimento sobre o assunto para outros profissionais através de um evento científico.

O mutirão contou com a presença de cinco especialistas de fora do estado, que estão participando como palestrantes do evento e na equipe médica das cirurgias. No total, serão seis procedimentos de alta complexidade realizados pela equipe em apenas dois dias.
O mutirão é uma iniciativa que faz parte do 2º Curso de Imersão Teórico-Prático e o 4º Mutirão de Endometriose Profunda da Santa Casa, organizada pelo Serviço de Ginecologia da instituição.

Segundo a Dra. Raquel Dibi, coordenadora local do evento, “a endometriose merece muita atenção e cuidado, pois é uma doença crônica que atinge hoje em torno de 7 milhões de mulheres em idade reprodutiva no Brasil, além do fato de causar muita dor e ser uma grande causa de infertilidade”. Já a endometriose profunda, que pode também atingir outros órgãos, como intestino, bexiga e rins, é uma ocorrência ainda mais grave, podendo levar inclusive à perda da função renal quando atinge o aparelho urinário.

 

Palestrantes do 2º Curso de Imersão Teórico-Prático e o 4º Mutirão de Endometriose Profunda da Santa Casa

  • Dr. Cláudio Crispi: Presidente do Instituto Crispi de Cirurgia Minimamente Invasiva e Coordenador Geral da Pós Graduação em Endoscopia Ginecologica da Suprema em Juiz de Fora

  • Dr. Anacleto Resende: Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Federal da Lagoa - RJ, Coordenador Geral e Científico da Pós-graduação Lato Sensu em Laparoscopia Avançada em Urologia - Instituto CRISPI / SUPREMA - JF, Professor do Serviço de Urologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

  • Dr. Marco Oliveira: Prof. Adjunto e Chefe da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ, Chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Membro da Comissão Nacional de Endometriose da FEBRASGO, Diretor de Ensino da SBE (Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva), Proctor do Programa de Ginecologia Robótica do Hospital Barra D´Or, Coordenador de Pesquisa da Pós-Graduação (strictu sensu) de Ciências Médicas da FCM/UERJ, Coordenador da Pós-Graduação de Endoscopia Ginecológica da SUPREMA (Juiz de Fora - MG)

  • Dr. Thiers Soares Raymundo: Médico do Serviço de Endoscopia Ginecológica do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Responsável pelo Serviço de Endoscopia Ginecológica do Hospital Federal Cardoso Fontes, Professor da Pós-Graduação em Endoscopia Ginecológica Instituto Crispi / Univ Suprema, International Board do SLS – Society of Laparoendoscopic Surgeons, Vice-Presidente da SOBRACIL_RJ

  • Thiago Dantas: Médico do ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Médico do Hospital Federal de Bonsucesso, Professor do curso de pos-graduação em endoscopia ginecológica do instituto Crispi / SUPREMA, Professor do curso de pós-graduação cirurgia robótica em ginecologia – Instituto D’Or.

253 visualizações