Hospital Santa Clara

Dia da Saúde Ocular: cuide dos seus olhos

Publicado 10 de julho de 2019
Dia da Saúde Ocular: cuide dos seus olhos

Hoje, dia 10 de julho, é o Dia da Saúde Ocular. Mas um dos sentidos mais importantes não recebe a devida atenção. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBOPE revelou que 34% dos brasileiros, ou seja, um terço da população, jamais consultou com um oftalmologista. Nas classes C e D o índice é ainda maior: 44%.

Para reforçar a falta de prevenção de problemas relacionados a visão, 74% dos casos de procura ao oftalmologista ocorrem para avaliar o uso de óculos ou mediante aparição de algum incômodo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60 e 80% dos casos de cegueira em todo o planeta são evitáveis ou tratáveis se o paciente receber atendimento correto em tempo adequado.

Confira abaixo algumas dicas sobre o cuidado dos olhos:

- Lavar bem as mãos e com frequência. Nunca colocá-las nos olhos.
- Nunca coçar ou esfregar os olhos.
- Manter os cílios e as pálpebras limpas- sempre que lavar o rosto, lavar os cílios e pálpebras, de preferência com soluções específicas ou xampu neutro diluído em água morna.
- Não utilizar colírio sem indicação médica. Não existe colírio inócuo.
- Não compartilhar produtos de maquiagem. Removê-la com produtos adequados e nunca dormir sem tirar toda a maquiagem.
- Lentes de contato são individuais. Antes de usá-las lavar bem as mãos. Higienizar bem e guardar corretamente as lentes em soluções adequadas.
- Óculos também são de uso individual e devem ser feitospara encaixar anatomicamente ao rosto e olhos.
- Óculos de sol devem filtrar de 99 a 100% de toda a radiação UV (abaixo dos 400nm), filrar a radiação azul (entre 400 e 500 nm) e cobrir a região ao redor dos olhos.
- Mantenha revisões periódicas mesmo que esteja bem adaptado e sem qualquer desconforto com as lentes.
- Óculos devem ser confeccionados mediante receita médica na óptica de sua confiança. Jamais adquira óculos de procedência duvidosa.

Serviço de Oftalmologia da Santa Casa
O Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre, localizado no Hospital Santa Clara, é composto por renomados profissionais escolhidos de forma cuidadosa para oferecer o que há de mais avançado em prevenção, diagnóstico e tratamento para os olhos. Conta ainda com uma equipe multiprofissional (anestesista, de enfermagem e administrativa) capacitada e voltada para o atendimento especializado em oftalmologia. Além de consultas, também possui centro diagnóstico para a prática dos mais modernos tratamentos e um centro cirúrgico exclusivo, cujos equipamentos e materiais médicos usados são da mais alta qualidade, proporcionando segurança e confiabilidade nos procedimentos. O Serviço de Oftalmologia da Santa Casa possui modernas unidades no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, e no Hospital de Santo Antônio da Patrulha.  Clique aqui e saiba mais sobre isso. 

Fonte: Dr. Alexandre Marcon, oftalmologista e Chefe Médico do Setor de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre


336 visualizações