Institucional

Centro Histórico-Cultural Santa Casa completa 5 anos

Publicado 06 de junho de 2019
Centro Histórico-Cultural Santa Casa completa 5 anos

Inaugurado em 2014, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa atua na produção e divulgação das mais variadas manifestações da cultura, recebendo atividades regionais, brasileiras e internacionais. O espaço foi criado com o objetivo de colocar à disposição da comunidade um apreciável acervo de documentos sobre a história da Santa Casa de Misericórdia e de Porto Alegre, além de incentivar a democratização do acesso à cultura.

Na noite do 05 de junho, foi realizado uma cerimônia de comemoração e um show especial e gratuito do cantor Nei Lisboa aberto à comunidade. 

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa conta com teatro, museu, biblioteca, arquivo, salas de exposições e espaço para cursos e oficinas. Ainda, possui comodidades como uma loja de souvenires e bistrô. 


Trajetória

Nestes 5 nos de atividades, o espaço recebeu maios de 300 espetáculos, entreteatro, dança, música e concertos, que foram aplaudidos por um público de mais de 91 mil pessoas. Nas exposições, um público visitante de mais de 2.900 pessoas.

O acervo histórico foi pesquisado por mais de 1570 pessoas, o que garantiu à comunidade o à memória material e imaterial da Santa Casa de Misericórdia. Além disso, a Biblioteca recebeu mais de 2390 consultas e empréstimos de livros em um acervo de obras técnico-científicas voltadas para a pesquisa, educação e lazer.

Entre as atividades promovidas, estão diversas ações socioeducativas sobre matrimônio material e imaterial, história, saúde, restauração e cultura, que somam mais de 3.900 participantes.
Uma das atividades mais populares promovidas pelo Centro Histórico-Cultural Santa Casa é a mediação de visitas ao seu Museu e ao Cemitério da Santa Casa. Estes encontros foram prestigiados por mais de 8.000 pessoas. No total, foram mais de 35 mil pessoas impactadas diretamente por ações do espaço.


Programação especial de aniversário

Para celebrar o aniversário, foi preparada uma programação especial à comunidade durante todo o mês de junho, com atividades em todos os espaços do CHC. Confira:

- Conversas da Biblioteca
No dia 12 de junho, a partir das 12h30, acontecerá uma roda de conversa sobre as histórias da biblioteca do CHC Santa Casa, que disponibiliza um acervo de livros técnicos e de literatura em geral à comunidade, e seus frequentadores que aproveitam esse livre acesso a fontes de pesquisa e gêneros literários. A entrada é gratuita.

- Visita Noturna ao Cemitério Santa Casa
Uma oportunidade para conhecer um museu a céu aberto, que é um ícone histórico e patrimonial de Porto Alegre no dia 15 de junho: o Cemitério da Santa Casa. No roteiro, das 18h às 20h, serão apresentados detalhes das obras de arte do local e visita aos túmulos de personalidades do Estado. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no locao. O valor do ingresso é R$ 10, com direito a meia-entrada para estudantes, idosos e colaboradores da Santa Casa.

- Maioridade Artiva
A criatividade será estimulada em uma oficina artística de desenho livre voltada para pessoas com mais de 60 anos. No dia 24 de junho, às 15h, s participantes farão uma visita guiada pelo museu, pelas galerias de arte e após, desenharão livremente sobre o que mais gostaram da visita. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no CHC.

- Visitas mediadas na exposição “Fragmentos de uma história de todos nós”
O espaço reúne diversos itens que fizeram parte da trajetória dos 215 anos da Santa Casa de Misericórdia e que se interrelaciona com a história de Porto Alegre. A visitação é gratuita pode ser feita nos dias 4 de junho (10h; 11h30; 13h30; e 15h); 11 de junho (10h; 11h30; 13h30; e 15h); 13 de junho (das 19h30 às 20h30); 18 de junho (10h; 11h30; 13h30; e 15h); e 25 de junho (10h; 11h30; 13h30; e 15h).

Clique aqui para obter mais informações. 


158 visualizações