Institucional

Santa Casa realiza primeira cirurgia de reabilitação intestinal em adultos no RS

Publicado 31 de maio de 2019
Santa Casa realiza primeira cirurgia de reabilitação intestinal em adultos no RS

Os pacientes que sofrem de problemas digestivos graves possuem uma nova forma de tratamento. A equipe do Centro de Reabilitação Intestinal da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou a primeira cirurgia de reabilitação intestinal em adultos no Rio Grande do Sul.

De maneira geral, os pacientes que precisam de reabilitação intestinal sofreram a perda de grande parte do intestino e, portanto, perderam também a capacidade de se alimentar adequadamente, tendo muitas vezes a necessidade de usar bolsas de colostomia. Este procedimento envolve a retirada das bolsas de colostomia e a realização de um alongamento da extensão do intestino, permitindo uma melhor qualidade de vida e o retorno da alimentação normal.

O grande diferencial, explica o Coordenador da Residência Médica em Cirurgia da Santa Casa, Antônio Carlos Weston, “é que os pacientes que são portadores de falência intestinal (síndrome do intestino curto) necessitam de um tipo de alimentação especial, feita pela veia. Com este procedimento, existe a possibilidade de não haver mais essa necessidade, além de um ganho significativo na qualidade de vida, permitindo que retornem para casa em segurança”.

A estudante de direito Priscila Pereira de Abreu, 26 anos, foi a primeira paciente a passar pelo procedimento na Santa Casa e em todo estado do RS. A causa da perda da função intestinal foi uma isquemia mesentérica, uma obstrução de uma artéria que acarreta a necrose de parte do intestino. “De uma hora para outra, sem sintoma anterior algum, tive uma dor abdominal aguda, com diversas complicações que acarretaram sério risco de vida. Desde então, foram quase 11 meses de tratamentos, 5 cirurgias e finalmente agora volto para casa pra começar vida nova”.


135 visualizações