Hospital Dom Vicente Scherer

Santa Casa e Hospital de Pronto Socorro: parceria em prol da doação de córneas

Publicado 20 de maio de 2019
Santa Casa e Hospital de Pronto Socorro: parceria em prol da doação de córneas

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o Hospital de Pronto Socorro da capital iniciaram uma parceria em prol da doação de órgãos. A equipe do Banco de Córneas da Santa Casa realizou um treinamento para capacitar a nova equipe multiprofissional, que foi criada com o objetivo de aumentar a captação córneas no HPS. O time é formado por profissionais da área médica, de enfermagem, serviço social e psicologia.

O trabalho em conjunto já trouxe resultados: na última sexta-feira ocorreu a primeira doação de córneas em um doador de coração parado no HPS. A doação é destinada para receptor em lista gerenciada pela Central de Transplantes do Rio Grande do Sul.

A união das duas instituições agora beneficiará muitos pacientes que esperam por uma doação de córneas, um dos procedimentos que ainda é rodeado por muitos mitos.

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. Diferentemente do que acontece com outros órgãos e tecidos (como coração, rim, fígado, etc.), aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas. Elas podem ser preservadas por até 15 dias após a sua retirada.

O treinamento e trabalho em conjunto é essencial para a conscientização, agilidade e melhoria da qualidade de vida dos pacientes que precisam de um transplante.


358 visualizações