Hospital Santa Rita

Serviço de Urologia da Santa Casa realiza mutirões de procedimentos

Publicado 17 de maio de 2019
Serviço de Urologia da Santa Casa realiza mutirões de procedimentos

O Serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre está se preparando para dois mutirões de procedimentos durante o mês de maio. Com foco de atender pacientes do SUS, a equipe do serviço irá dedicar dois sábados para os tratamentos cirúrgicos: no dia 18 serão contemplados pacientes de hiperplasia benigna da próstata e no dia 25 envolverá pacientes que possuem cálculos urinários.

A primeira etapa do mutirão contemplará 12 pacientes durante a manhã e a tarde. Para isso, serão utilizadas simultaneamente três salas de operações e cerca de 30 profissionais entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e residentes estarão envolvidos. A hiperplasia benigna da próstata é um tipo de crescimento natural da próstata, que não está relacionado com o câncer de próstata, e traz dificuldades ou até mesmo pode impedir a passagem da urina pela uretra. O problema urinário é considerado comum e afeta os homens principalmente acima de 50 anos.

Já no dia 25 de maio serão atendidos pacientes que possuem cálculos urinários sintomáticos e que necessitem de tratamento. Durante o dia serão realizados 10 procedimentos que envolverão cerca de 10 profissionais do Setor de Urologia. A Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO), método que será utilizado nos procedimentos, é um sistema em que ondas de choque são geradas a partir de uma fonte externa de energia e propagadas no interior do corpo até a fragmentação do cálculo. Com isso, é considerado um método não invasivo de fragmentação de cálculos e as ondas produzidas são mais potentes no ponto focal.