Hospital São José

Hospital São José adquire novo equipamento para Eletroneuromiografia

Publicado
Hospital São José adquire novo equipamento para Eletroneuromiografia

A Santa Casa inaugurou o novo eletromiógrafo da instituição, que representa o terceiro aparelho que entrará em funcionamento no Hospital São José, unidade especializada em neurocirurgia e neurologia da instituição.

A Eletroneuromiografia (ENMG) é um exame realizado por médicos especializados para estudo das funções do sistema nervoso periférico, sobretudo para diagnóstico, topografia e prognóstico de lesões nos nervos periféricos e músculos. Dentre as patologias que são estudadas por este método destacam-se as polineuropatias (por exemplo, a neuropatia diabética), as mononeuropatias (como a síndrome do túnel do carpo), as doenças do neurônio motor (como esclerose lateral amiotrófica), as radiculopatias (como nas dores lombar e cervical) e as miopatias (como a polimiosite e outras disfunções reumatológicas).


Na Santa Casa, este estudo é realizado no Serviço de Neurofisiologia Clínica do Hospital São José desde 1973, cuja fundação se deve ao incentivo e apoio do Prof. Dr Nelson Pires Ferreira. O Dr José Heleodoro Xavier de Castro foi pioneiro neste exame na instituição e, com a ênfase neurofisiológica, também no Rio Grande do Sul.

Hoje o serviço engloba também exames de Eletroencefalografia, Polissonografia, Vídeo-eletroencefalografia, Potenciais Evocados e Doppler Transcraniano.


386 visualizações