ACESSO RÁPIDO
Hospital São José

Santa Casa realiza neurocirurgia inédita no Rio Grande do Sul

Publicado 20 de dezembro de 2019
Santa Casa realiza neurocirurgia inédita no Rio Grande do Sul

O Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou, em 5 de novembro de 2019, a primeira cirurgia de aneurisma em paciente acordado (awake surgery for aneurysm) no Rio Grande do Sul. A paciente de 42 anos, que sofria com fortes dores de cabeça, foi diagnosticada há um ano com aneurisma cerebral, situação que ocorre quando há a dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro. A cirurgia, que foi realizada integralmente através do Sistema Único de Saúde, eliminou o risco de hemorragia cerebral, situação potencialmente fatal. Após dois dias da cirurgia a paciente operada teve alta, podendo retomar a sua vida em condições plenas.

Responsável pelo procedimento inédito, o neurocirurgião Marcelo Ferreira explica que a dificuldade deste tipo de cirurgia é o risco de ruptura trans-operatória: “A dissecção de pequenos vasos cerebrais, muito delicados e que podem romper com o movimento involuntário do paciente acordado representa um grande desafio. Somente equipes neurocirúrgicas altamente treinadas conseguem realizar este tipo de procedimento”. Outro desafio diz respeito à monitorização anestésica do paciente, que deve ser feita por médico anestesista especializado em neuroanestesia para manter o paciente dormindo durante a craniotomia (abertura do crânio) e acordado no momento da clipagem do aneurisma cerebral. Esta técnica cirúrgica altamente sofisticada foi trazida a Porto Alegre no ano passado pelo neurocirurgião americano Saleem Abdulrauf, durante o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, presidido por Dr. Marcelo Paglioli Ferreira.

Importante ressaltar que a técnica de cirurgia com paciente acordado para tumores cerebrais é realizada tanto na Santa Casa quanto em outros hospitais há vários anos. A novidade diz respeito ao tratamento de aneurisma cerebral.

 

Texto: Adriana Contieri Abad


798 visualizações