Institucional

UFCSPA alcança conceito máximo em avaliação do MEC

Publicado 12 de dezembro de 2019
UFCSPA alcança conceito máximo em avaliação do MEC

A UFCSPA está entre as instituições de ensino superior do país que atingiram o conceito máximo do IGC (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade do Ministério da Educação em 2018. Apenas 42 das 2.052 instituições avaliadas alcançaram a nota máxima.

Os dados foram divulgados hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC que, entre outras tarefas, é responsável pelas avaliações e indicadores da educação superior.

No cálculo do IGC é considerada a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) nos últimos três anos, as notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino - graduação, mestrado ou doutorado.

A Santa Casa parabeniza a UFCSPA por esta grande conquista, que referenda a excelência na qualidade de ensino e formação dos profissionais.

A UFCSPA
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) é uma Instituição Federal de Ensino Superior. Está em atividade desde março de 1961, quando foi inaugurada com o nome de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Federalizada no ano de 1980, foi intitulada Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Em janeiro de 2008, tornou-se universidade, denominando-se então Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

A UFCSPA mantém cursos de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu e programas e áreas de atuação em residência médica. Exemplo de excelência em educação, a universidade tem em seu quadro profissional 86% de professores mestres e doutores. Em indicadores de avaliação de qualidade de ensino do Ministério da Educação, a instituição obtém alta qualificação, apresentando resultados destacados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Índice Geral de Cursos (IGC).


257 visualizações