Santa Casa lança serviço de cuidado integral em pneumologia
Publicado 11 de novembro de 2019

A alta incidência de doenças pulmonares no Rio Grande do Sul, principalmente de câncer de pulmão, motivou a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre a criar o Núcleo de Saúde Pulmonar. A partir de hoje, 11 de novembro, a instituição passa a oferecer atenção integral nesta área à população: desde a prevenção do câncer até o cuidado personalizado do paciente com este diagnóstico. Único em Porto Alegre em seu modelo integrativo e especializado, o grande diferencial do núcleo é a união do Pavilhão Pereira Filho ao Hospital Santa Rita, através de seus especialistas e tecnologias.
O Pavilhão, unidade especializada em pneumologia e cirurgia torácica da Santa Casa, será o protagonista do cuidado através da pneumologia, cirurgia torácica e radiologia, buscando as mais modernas técnicas de cuidado e tratamento para todos os pacientes. Já o Santa Rita, hospital da Santa Casa especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, irá prestar o melhor atendimento em Medicina personalizada e agilidade para estes pacientes.
O Núcleo de Saúde Pulmonar destina-se à asmáticos, alérgicos, tabagistas e a todos os pacientes que necessitem de cuidado pulmonar, até mesmo usuários do SUS, encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde. Localizado no Pavilhão Pereira Filho e coordenado pelo corpo clínico dos hospitais mencionados, envolve as áreas da pneumologia, cirurgia torácica, radiologia e oncologia.
“A união de um time de especialistas na coordenação e atuação de áreas estratégicas e fundamentais para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças pulmonares irá possibilitar maior qualidade de vida à população, por meio de ações multidisciplinares focadas na saúde e bem-estar de nossos pacientes”, explica José Carlos Felicetti, diretor médico do Pavilhão Pereira Filho.
Incidência
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade, e estima-se, para o biênio 2018/2019 mais de 30 mil novos casos da doença no país. Ainda de acordo com o INCA, no Rio Grande do Sul, a neoplasia maligna de traqueia, brônquios e pulmões registra 49,5 casos para cada 100 mil homens e 27,6 casos para cada 100 mil mulheres, com uma mortalidade em torno dos 33%.
“O câncer de pulmão é o de maior mortalidade no nosso Estado, tanto em homens quanto mulheres, entretanto, a Medicina de precisão, as terapias-alvo e a imunoterapia têm causado uma revolução no cuidado desta doença. Com a atuação de diferentes especialidades a partir da criação do Núcleo de Saúde Pulmonar, o nosso paciente será atendido em sua integralidade e terá à disposição o que há de mais atual no combate à doença”, aponta o Diretor Médico do Hospital Santa Rita Carlos Eugênio Escovar.
Texto: Adriana Contieri Abad
Crédito imagem: Tiago Sperotto
MAIS ACESSADOS
Santa Casa realiza Teste PCR e Teste Rápido da diagnóstico da Covid-19
10 de junho de 2020Grêmio e Inter lançam campanha para 80 novos leitos de UTI na Santa Casa
06 de abril de 2020Santa Casa recebe doação para a construção de nova emergência SUS
13 de fevereiro de 2019Santa Casa precisa de doadores de sangue
09 de setembro de 2019Santa Casa realiza procedimento inédito para tratamento de arritmias graves
24 de abril de 2019Santa Casa registra recorde de doações de órgãos para transplantes em 2019
15 de janeiro de 2020CATEGORIAS
- Default (0)
- Institucional (82)
- Hospital São José (7)
- Hospital Santa Clara (13)
- Pavilhão Pereira Filho (2)
- Hospital São Francisco (9)
- Hospital Santa Rita (17)
- Hospital da Criança Santo Antônio (11)
- Hospital Dom Vicente Scherer (18)
- Hospital Dom João Becker (9)
- Hospital Santo Antônio da Patrulha (2)
- Ensino e Pesquisa (11)
- Artigo (2)
- Evento (8)
- Amigos da Boa Causa (7)