Hospital São José

Santa Casa conta com estrutura única em Porto Alegre para o tratamento de AVC

Publicado 29 de outubro de 2019
Santa Casa conta com estrutura única em Porto Alegre para o tratamento de AVC

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o único hospital da capital gaúcha que conta com uma Unidade de AVC com área exclusiva para atendimento de pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral. O serviço é integrado por 10 leitos (disponíveis para usuários do SUS, convênios e pacientes particulares) com plantão neurológico 24h, todos os dias da semana, e está localizado no Hospital São José, unidade de neurocirurgia e neurologia da Santa Casa. Para lá são encaminhados os pacientes que dão entrada nas emergências do hospital, qundo há a suspeita de AVC. Em 2018, foram registradas 500 internações na Unidade de AVC da Santa Casa. Recentemente, o serviço conquistou o prêmio Angels Awards, da Organização Mundial de AVC, durante o Congresso Brasileiro de AVC. A premiação reconhece e promove as melhores práticas em cuidados nesta área.  

Incidência

O Rio Grande do Sul registra, por ano, 15 mil novos casos de AVC, no Brasil, este número sobe para 400 mil, resultando em 100 mil mortes em sua decorrência. Pessoas acima dos 55 anos, hipertensos, diabéticos, com colesterol elevado, obesos, tabagistas, sedentários e portadores de algumas arritmias cardíacas estão mais propensas a desenvolverem um AVC. 

Os sintomas que caracterizam a ocorrência de AVC têm início súbito, sendo eles:

 - perda de força ou dormência em uma parte do corpo;

- dificuldade para falar ou compreender a fala;

- dificuldade para enxergar nos dois olhos ou em um deles;

- tontura (falta de equilíbrio e de coordenação);

- dor de cabela muito intensa.

Na presença de um ou mais desses sintomas, é necessário buscar, imediatamente, um hospital que possua um centro especializado em AVC. 


350 visualizações