Hospital Santo Antônio da Patrulha

Santa Casa presta contas de gestão no Hospital de Santo Antônio da Patrulha

Publicado 02 de maio de 2018
Santa Casa presta contas de gestão no Hospital de Santo Antônio da Patrulha

Tal qual foi na assinatura do convênio entre Prefeitura, Santa Casa e UFCSPA, que viabilizou a parceria, o local escolhido para a prestação de contas dos primeiros 12 meses de atuação foi na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha. Participaram do ato os prefeitos Daiçon Maciel da Silva, de Santo Antônio da Patrulha e Nei Pereira dos Santos, de Caraá, além de vereadores dos dois municípios, Diretoria e Provedoria da Santa Casa, Secretário de Estado da Saúde Dr. Francisco Zancan Paz, Delegado Regional de Saúde Cláudio Paranhos e outros representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Presidente do Lions Club e Rotary, Associação Amigas do Hospital, Liga de combate ao Cancer, Conselho Municipal de Saúde, Servidores Públicos municipais, além de representantes da sociedade Civil e população em geral.

Desde que assumiu a gestão, em maio de 2017, momento em que o prédio e os serviços não apresentavam as condições mínimas para obtenção de alvarás, foram realizadas obras em praticamente todos os setores, além de várias conquistas de serviços, como o funcionamento da emergência, laboratório, radiologia, internações (clínicas, adulta e pediátrica e Psiquiátricas), ambulatório de cirurgia vascular e oftalmologia, mamografias e ecografias, dentre outras. Um destaque especial para trabalho desenvolvido em conjunto com a UFCSPA e Secretaria Municipal de Saúde para integração das ações com as Unidades básicas de saúde do município e hospital, iniciado em outubro de 2017.

A celebração do primeiro ano de gestão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre no hospital Santo Antônio da Patrulha foi marcada pela prestação de contas do período, apresentada pelo Gerente Hospitalar Maurício Essvein Fogaça e pelo Diretor Geral e de Relações Institucionais Dr. Júlio Dornelles de Mattos, que destacou a importância da gestão da oitava unidade da Santa Casa ser "blindada" de interferências políticas e pautada nas práticas de excelência. O Diretor Geral da instituição propôs que o município fizesse a doação do prédio e do terreno do Hospital de Santo Antônio da Patrulha de forma onerosa, onde em contrato a Santa Casa se comprometeria a ficar de forma definitiva na cidade, com a obrigação de atendimento via Sistema ùnico de Saúde. No evento foram distribuídas 200 unidades da prestação de contas impressa. Ao final, o Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Alfredo Guilherme Englert reiterou o compromisso da instituição com a gestão profissionalizada e com a transparência. "Prestar contas é parte do jeito Santa Casa de ser", afirmou o provedor.


298 visualizações