Institucional

Provedor da Santa Casa é empossado para nova gestão

Publicado
Provedor da Santa Casa é empossado para nova gestão

Ocorreu nesta terça-feira (27/03), a posse do Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert, para seu segundo mandato. Os seus vice-provedores Vladimir Giacomuzzi e Eduardo José Centeno de Castro, reeleitos em dezembro, também foram empossados. Integra a nova composição para o período de 2018 a 2020, Ruy Rosado de Aguiar Júnior, Advogado, Professor, Promotor de Justiça e Desembargador, sendo posteriormente, Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

A cerimônia de posse ocorreu após missa na Capela Nosso Senhor dos Passos, e contou com a participação de Keller Dornelles Clós, Procurador de Justiça da Procuradoria de Fundações do Ministério Público; Carmen Reis Conti, Promotora de Justiça da Procuradoria de Fundações do Ministério Público; Lúcia Campos Pellanda, Reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Jenifer Saffi, Vice-Reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Dom Donizeti de Souza, Bispo Auxiliar Metropolitano, além de integrantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e seus familiares, diretores médicos, gerências, lideranças e demais colaboradores da instituição.

A atividade teve início com o juramento e a assinatura de posse ao cargo de Provedor da Irmandade, seguida dos mesmos ritos para os vice-provedores. Na sequência, os Irmãos Mesários e os integrantes do Conselho Fiscal foram empossados.

Em seu pronunciamento, o Procurador de Justiça da Procuradoria de Fundações do Ministério Público reiterou que a Irmandade da Santa Casa é uma fundação privada, portanto, cabe ao órgão acompanhar as suas ações a auxiliar, quando necessário. "Um dos trabalhos mais recentes que aqui realizamos foi participar da reformulação e atualização do Compromisso Estatutário da Irmandade", informou Klós, que explicou, ainda, que a Santa Casa é um "patrimônio de toda a sociedade".

A reitora da UFCSPA falou da colaboração existente entre as duas instituições, a partir de uma unidade de propósito enriquecedora para a sociedade. Ela complementou dizendo que "Juntas, a Santa Casa e a UFCSPA colocam Porto Alegre no mapa das tecnologias inovadoras em saúde, possibilitam acesso à assistência de qualidade e atuam fortemente na formação de profissionais a partir das melhores práticas de ensino".

Após uma homenagem em reconhecimento e gratidão da Irmandade pela sensibilidade e apoio da Sra. Solange Englert, no cumprimento da missão institucional, o Provedor reempossado proferiu algumas palavras para o público presente referente à atuação em conjunto com a UFCSPA, a importância do voluntariado e das pessoas e empresas que apoiam a Santa Casa financeiramente, e da honra de novamente estar a frente do cargo. Ao finalizar, completou: "Inicio este segundo mandato com a mesma frase que usei na minha primeira posse 'Misericórdia não é suicídio, ousadia não é loucura'. Enquanto Deus me der forças, vou continuar aqui na Santa Casa, vocês todos me fazem bem".

Composição da Mesa Administrativa

Provedor: Alfredo Guilherme Englert
1º Vice-Provedor: Vladimir Giacomuzi
2º Vice-Provedor: Ruy Rosado de Aguiar Júnior
3º Vice-Provedor: Eduardo José Centeno de Castro

Mesários

Antonio Irulegui Cunha
Carlos Roberto Schwartsmann
Dione Marion da Costa Zibetti
Emilio Rothfuchs Neto
Flávio Sérgio Wallauer
Léo Voigt
Luis Roberto Andrade Ponte
Osvaldo Peruffo
Paulo Renê Bernhard
Pedro Bins Ely
Percival Oliveira Puggina
Sérvulo Luiz Zardin
Antonio Carlos Weston
Antonio Celso Koehler Ayub
Claudio Affonso Amoretti Bier
Fernando Antonio Bohrer Pitrez
Roberto Caldas de Oliveira
Thiago Roberto Sarmento Leite

Conselho Fiscal

Antonio Parissi
Ernani Medaglia Muniz Tavares
José de Souza Mendonça
Neiro Waechter da Motta
Salvador Horácio Vizzotto
Attila Sá D'Oliveira
João Victório Berton
Odilo José Otten


612 visualizações