Ensino e Pesquisa

Santa Casa promove curso de capacitação em Endoscopia Digestiva e Colonoscopia

Publicado 06 de novembro de 2018
Santa Casa promove curso de capacitação em Endoscopia Digestiva e Colonoscopia

O curso de Capacitação em Endoscopia Digestiva promovido pelo Serviço de Endoscopia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre tem como objetivo oferecer aos médicos especialistas em Gastroenterologia, Cirurgia Geral, Proctologia, Pediatria e Clínica Médica os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a realização dos procedimentos. A capacitação é completa, com ênfase na prática, hands on, onde o aluno realizará entre 25 e 35 procedimentos por semana, além de assistir um mesmo número de procedimentos.

A capacitação é dividida em dois módulos: Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, podendo ser realizados separadamente ou em conjunto.

 

 Diferencial do curso da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
As aulas práticas são realizadas no complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que dispõe de 9 salas e 10 torres de endoscopia distribuídas em 3 diferentes prédios. É um dos maiores do sul do País com 1090 leitos distribuídos em 8 pavilhões (hospitais), funcionando como hospital escola da UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A central de radiologia do Hospital São José possui uma torre com 3 vídeoduodenoscópios (jumbo).

A Central de Endoscopia do SUS (Pavilhão Cristo Redentor), onde se situa a unidade de ensino, dispõe de 2 salas de endoscopia, recuperação com 6 macas, sala de lanche e sala de enfermagem, totalizando 250 m2. Nesta central, dispomos de 2 torres marca Olympus com 5 endoscópios e 3 colonoscópios. Neste local, pretendemos realizar prioritariamente as endoscopias de nosso centro de treinamento.


Coordenação do curso
O curso de Capacitação em Endoscopia Digestiva da Santa Casa é coordenado pelo Dr. Júlio Pereira Lima, chefe do Serviço de Endoscopia SUS da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e professor de Gastroenterologia da UFCSPA. Atua em conjunto com ele na coordenação o Dr. José Artur Sampaio, professor de Cirurgia Geral da UFCSPA e preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Digestiva da Santa Casa/UFCSPA.

 

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e um dos mais modernos complexos hospitalares do país, sendo referência brasileira pela qualidade e segurança de sua Medicina, pelo humanismo de sua assistência, pela excelência de seus profissionais e pela modernidade de seus processos e equipamentos. A instituição desenvolve intensa atividade de Ensino e Pesquisa, áreas nos quais historicamente possui relevância, sendo igualmente reconhecida como referência. É certificada como hospital de Ensino e promove em suas unidades programas de Residência Médica e cursos de especialização próprios ou associados a diversas universidades e faculdades do Brasil. Desde 1961 é o Hospital Escola da hoje denominada Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

 

Informações gerais
Capacitação em Endoscopia Digestiva da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Inscrições: até 30 de novembro de 2018
Duração: 1 ano
Pré-requisitos: Médicos com residência nas especialidades de Gastroenterologia, Cirurgia Geral, Proctologia, Pediatria, Clínica Médica.

Inscrições e investimento: clique aqui


488 visualizações