Hospital Santa Clara

Santa Casa moderniza serviço de Urologia

Publicado 22 de agosto de 2017
Santa Casa moderniza serviço de Urologia

Desde 2012, o Litocentro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, localizado no Hospital Santa Clara, é o serviço com o maior número de atendimentos a pacientes com cálculos urinários do Sul do País, com cerca de 200 procedimentos minimamente invasivos por mês. Nesta terça-feira, dia 22/08, foi inaugurada a primeira sala multiuso de urologia da Região Sul, incorporando ainda mais tecnologia ao serviço e possibilitando a realização, em um mesmo ambiente, de procedimentos abertos convencionais, laparoscópicos, endoscópicos e ainda por litotripsia extracorpórea.

Além de oferecer procedimentos menos invasivos, será possível otimizar o atendimento, já que tudo será realizado em uma mesma sessão. Antes, o paciente precisaria ser submetido à cerca de três intervenções, em momentos diferentes, para obter os mesmos resultados. Uma das aquisições do Litocentro é um novo equipamento de vídeo em HD, que proporciona imagens de melhor qualidade, levando mais segurança ao tratamento e precisão nos diagnósticos. Os pacientes adultos e pediátricos, direcionados ao Litocentro, são provenientes de atendimentos por urologistas pertencentes ao corpo clínico da Santa Casa.

De acordo com o coordenador do Litocentro, o médico Eduardo Mastalir, a tecnologia dos equipamentos e dos materiais utilizados em procedimentos endoscópicos para fragmentação de cálculos evoluiu tanto que tornou possível o tratamento de casos complexos por abordagem minimamente invasiva e com rápida recuperação do paciente. “O projeto de modernização do espaço observou essa necessidade de agregarmos ainda mais tecnologia, mantendo o histórico de pioneirismo da instituição. Será mais uma entrega, tanto para pacientes do SUS quanto para convênios e particulares”, ressalta Mastalir.


538 visualizações