Voltar às notícias

Projeto Sala Inteligente é entregue à Santa Casa

24/03/2016

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre oficializou a conclusão do projeto do Projeto SIM (Sala Cirúrgica Inteligente Modular e de Baixo Custo). A sala, localizada no Hospital Santa Clara, foi desenvolvida em uma parceria com o Laboratório de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Segundo o Dr. Mirandolino Mariano, chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa e também responsável técnico pelo projeto, o local terá como finalidade básica o ensino e treinamento. "A sala permite que o preceptor consiga orientar um grupo de alunos sem a necessidade de todos estarem no bloco cirúrgico", explica. Além disso, ele cita outros benefícios da Sala Multimídia Integrada como o controle de processos de gestão e a transmissão de cirurgias para qualquer lugar do mundo. 

Um dos diferenciais da criação da sala é a tecnologia adotada em todos os seus equipamentos, que é 100% nacional. A obra foi viabilizada através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, sem custo para a Santa Casa. "Somos muito gratos por termos uma tecnologia nova, totalmente brasileira e de alta qualidade para aperfeiçoarmos o ensino e melhorar a qualidade da assistência a nossos pacientes. E tudo isso sem custo", informa o Drº Mariano. Ele agradece o apoio de Valter Roesler, Coordenador Geral do projeto da UFRGS, e da i9Access - Sistemas para Telessaúde, empresa parceira no desenvolvimento da sala. 

"A oficialização dessa sala é muito importante para a Santa Casa, principalmente no Hospital Santa Clara, que dedica 85% de sua assistência médica e hospitalar a pacientes do SUS e concentra a prática do ensino em diversas especialidades", explica o Dr. Roberto Pelegrini Coral, diretor médico do Hospital Santa Clara.

Texto e foto: Dierli Santos

Assessoria de Imprensa
Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Jornalista responsável: Ivo Stigger
imprensa@santacasa.tche.br

Mais notícias: