O Projeto

Localizado no coração de Porto Alegre, o Projeto Centro Histórico-Cultural surgiu com a intenção de estreitar ainda mais a relação da Santa Casa com a sociedade. Este espaço servirá como abrigo seguro de guarda e disponibilização de incontáveis bens de sua trajetória, além de ser um animador da vida cultural na Cidade e no Estado.

Simulação da fachada - Av. Independência, 75.O projeto, em fase de conclusão, com previsão de inauguração em outubro de 2013, envolve a revitalização de um conjunto de casas geminadas, num total de 3.500m², incluindo as seguintes áreas:

■ Arquivo Histórico
■ Biblioteca
■ Cafeteria
■ Museu
■ Salas de Ensaios
■ Sala de Educação Patrimonial
■ Sala de Múltiplos Usos
■ Teatro

Simulação do primeiro pavimento

 

 

 

 

 

 

 

Simulação do primeiro pavimento.

Simulação do segundo pavimento

 

 

 

 

 

Simulação do segundo pavimento.

 

Pingos de História

 

Estátua do Irmão Joaquim Francisco do Livramento localizada no pátio central da Santa Casa.

O Irmão Joaquim Francisco do Livramento, natural de Desterro (atual Florianópolis), sugeriu a criação da Santa Casa de Porto Alegre, como também a de sua terra natal.

Foi a Lisboa, e recebido pelo Príncipe Regente D. João, levou em mãos um atestado da Câmara de Porto Alegre de 3 de abril de 1802 acerca da necessidade de um hospital no povoado:

"Peço que Vossa Alteza se digne em conceder-me licença para a criação de um novo hospital na Vila de Porto Alegre em atenção ao ponderado e a quererem os povos concorrer à sua custa para o seu estabelecimento, como consta no atestado da Câmara."

Estátua do Irmão Joaquim localizada na antiga entrada principal do Hospital. 1926

Em resposta ao pedido, a Misericórdia de Porto Alegre foi fundada no ano seguinte, no dia 19 de outubro.