Pacientes e Visitantes

Orientação aos Pacientes

Internações
O paciente ou responsável deve se apresentar à recepção do hospital portando a solicitação de internação, fornecida pelo médico assistente, e o documento de identidade. No caso de paciente conveniado, é necesssário também apresentar a guia de autorização do plano de saúde.

 

Convênios
A Santa Casa mantém convênios com quase todas as empresas de planos de saúde do Rio Grande do Sul. Porém, os contratos variam de acordo com o plano firmado pelo associado. Recomendamos que os pacientes credenciados informem-se sobre a abrangência de cobertura direta ou por reembolso de seu convênio, junto com as limitações do mesmo.

 

Acompanhantes
Nos apartamentos privativos, existem acomodações para 1 (um) acompanhante pernoitar. Esta condição não existe nos apartamentos semiprivativos, com exceção dos apartamentos do Hospital da Criança Santo Antônio, onde é permitido 1 (um) acompanhante.

O pernoite do acompanhante inclui café da manhã, roupas de cama e banho.

 

Para sua segurança
- Orientamos aos pacientes e acompanhantes que evitem trazer objetos de valor para o hospital durante a estadia.
- A Santa Casa e seus médicos não trabalham com depósito em conta corrente para pagamentos de qualquer tipo de serviço.


Diárias
A diária hospitalar encerra às 11 horas e o seu valor varia de acordo com o tipo e acomodação solicitada.

 

Alta Hospitalar
A alta é autorizada pelo hospital a partir da liberação do médico assistente, prescrita e assinada no prontuário. Feita a comunicação ao paciente, este será encaminhado à recepção do hospital para fechamento da conta.

 

Assistência Religiosa
Conforme garante a Constituição Federal, todos os pacientes têm direito à assistência espiritual / religiosa quando desejarem. Entretanto, antes de visitar o paciente, é necessário que o líder espiritual entre em contato com o Serviço Religioso da instituição, pelo telefone 3213-7111 ou diretamente no serviço (localizado na Praça Central ao lado da Provedoria).

Sendo a Santa Casa de Misericórdia uma instituição confessional católica, e aberta ao ecumenismo, dispõe de assistência espiritual hospitalar, que é proporcionada por uma equipe de agentes de pastoral. Fazem parte desta equipe sacerdotes, pastores, irmãs religiosas e leigos voluntários.
Essa equipe tem como objetivo proporcionar conforto espiritual através de visitas, sacramentos, escuta e atendimento conforme as solicitações dos pacientes e familiares.

Veja a programação de missas realizadas:

  • Capela Nosso Senhor dos Passos – localizada no Hospital São Francisco:
    De segunda a sábado - 16h
    Domingos - 9h30

  • Capela do Hospital Santo Antônio – Térreo:
    Terças-feiras - 10h

  • Capela do Hospital Santa Rita – 3º andar:
    Quartas-feiras - 15h


  • Igreja São Joaquim - Cemitério da Santa Casa (Av. Prof. Oscar Pereira):
    Missa em Intenção às Almas
    Terceiro domingo do mês - 11h

  • Capela Sagrado Coração de Jesus - Casa de Apoio Madre Ana (Rua Vigário José Inácio, 741):
    Quintas-feiras e domingos - 17h