Ensino

Ensino

A Santa Casa, desde os seus primódios, vem sendo um lugar de geração e transmissão de conhecimento, um hospital onde se ensina e se aprende, um lugar intencionalmente propício ao surgimento de novas idéias resultado do trabalho de seus mestres e colaboradores nunca conformados com a realidade, inquietos em buscar o melhor.

É este um processo que se mantém evoluindo. O conhecimento médico dos nossos dias, muito mais rápido, muito mais acessível e muito mais certeiro, é mantido em constante atualização pelos desafios que esta mesma celeridade e precisão propiciam ou exigem.

As possibilidades que a telemedicina pode oferecer já foram identificadas pela Santa Casa, que já vem se valendo também desta ferramenta na área do ensino.

Hoje, devidamente institucionalizado, o ensino integra, de maneira indissociável, a missão da Santa Casa. Os sete hospitais que compõem o complexo hospitalar acolhem em torno de 2 a 3 mil alunos por mês, oriundos de diferentes áreas da saúde, de níveis diversos (técnico, graduação e pós-graduação) e em distintas etapas de formação. Todos buscando aprender e ensinando, num dos exemplos mais vivos e contínuos da troca do ensino e do aprendizado em que todos ganham: alunos, pessoal da área da saúde, professores, pacientes, instituição e sociedade.

Além de ser o Hospital Escola da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a Santa Casa mantém parceria, mediante convênio, com instituições de ensino técnico e também universidades, inclusive de outros estados. O reconhecimento do excepcional campo de aprendizagem que a Santa Casa se constitui se expressa na ampliação permanente do número de instituições parceiras.