Instituto de Ensino e Pesquisa

"Nenhum hospital pode desempenhar completamente sua missão se não for um centro de instrução de médicos e estudantes."

Sir William Osler (Canadá, 12/7/1849 – 29/12/1919)

Desde o inicio de suas atividades, a Santa Casa assumiu sua vocação de instituição voltada também para a geração e transmissão de conhecimento, um hospital onde se ensina e se aprende, um espaço intencionalmente propício ao surgimento de novas idéias. Ao lado da assistência, que se beneficia da qualificação oportunizada pelo ensino e pela pesquisa, este tem sido o foco do trabalho de seus mestres, pesquisadores e colaboradores.

A partir de 2009, a Santa Casa constituiu seu Instituto de Ensino e Pesquisa, o ISCEP.

A intenção foi explicitar o reconhecimento destas atividades que se confundem com a própria história de todos os hospitais que compõe o complexo Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

A frase do professor Osler (citada acima) mantém sua contemporaneidade e é determinante para que a Santa Casa, na sua condição de hospital de ensino, certificado pelo MEC, se relacione com a sociedade.

Há a convicção de que um hospital de ensino não pode manter-se afastado do sistema de saúde adotado pelo seu meio. Mediante a atualização permanente de seu conhecimento e da busca constante por novas alternativas através da pesquisa, novos recursos são postos à disposição de seus pacientes e a Santa Casa permanece inserida e respondendo aos anseios da sociedade e do seu sistema de saúde.

O Instituto Santa Casa de Ensino e Pesquisa tem como principal significado a agregação de valor à atividade assistencial através da geração e difusão de conhecimento, inovação e transferência de tecnologia.