Residencia Médica

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A Residência Médica funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A administração dos programas de residência da Santa Casa está a cargo da COREME - Comissão de Residência Médica – que é formada por um Presidente, pelos coordenadores dos Programas e pela Secretária.

À COREME compete as decisões sobre as atividades da Residência Médica, a organização dos editais anuais que selecionam os candidatos bem como fazer cumprir as respectivas exigências legais. Também o credenciamento de novos Programa de Residência Médica tem sido uma constante na atuação da Comissão.

 

 

//// Curso de Capacitação em Ecocardiografia

 

 

//// Curso de Especialização em Cardiologia

 

 

//// Curso de Especialização em Dermatologia

 

 

//// Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Nuclear

 

 

//// Curso de Especialização em Neurocirurgia

 

 

//// Processo Seletivo de Residência Médica Acesso Direto e Especialidades

 

 

//// Curso de Especialização em Oftalmologia

 

 


Informações:
ISCEP
Unidade de Ensino
Hospital Santa Clara - Pavilhão Cristo Redentor - 7º andar
Rua Prof. Annes Dias, 295 CEP 90020-090
Centro - Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3214 8363
ensino@santacasa.tche.br