Santa Casa e Sesc/RS promovem prevenção do melanoma

Neste verão, pelo segundo ano consecutivo, os freqüentadores do litoral gaúcho receberão informações sobre a prevenção do melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele e que atinge cerca de 16 gaúchos em cada 100 mil habitantes, todos os anos.

A campanha, realizada pelo Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Sesc/RS, percorrerá as praias de Arroio do Sal, Atlântida, Capão da Canoa, Capão Novo, Cassino, Cidreira, Imbé, Laranjal, São Lourenço do Sul, Tramandaí, Torres e Xangri-lá distribuindo panfletos e amostras de protetor solar. A ação ocorre de 24 de janeiro a 17 de fevereiro.

Nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as pessoas que passarem pelo pedágio de Gravataí da auto-estrada Porto Alegre-Osório receberão panfletos informativos e amostras de protetor solar.

O melanoma

Melanoma é o mais agressivo e letal tipo de câncer de pele, podendo causar doença em outros órgãos. Seu aparecimento está relacionado à exposição excessiva à radiação ultravioleta. Atinge todas as classes sociais e todas as faixas etárias. O RS é o segundo  estado em incidência da doença, atrás apenas de Santa Catarina. 

Tantas ocorrências são resultado da combinação de pele clara - característica da região -, falha na camada de ozônio situada sobre o paralelo 30°S, ou seja, sobre os estados da Região Sul do Brasil, e exposição ao sol em horários inadequados.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que, a cada 100 mil habitantes, em torno de 16 gaúchos sejam acometidos pela doença em 2008. A Austrália, situada no mesmo hemisfério do Rio Grande do Sul, é o país com o maior número de novos casos, chegando a ser oito vezes maior que o nosso Estado.

[início]
Rua: Prof. Annes Dias, 285 - CEP 90020-090 - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3214-8293 - 3214-8576 - Fax: (51) 3214- 8385